Cases

Hondão Moto

Produto: Loja Hondão Moto
Definição: Pesquisa de Mercado

1. Objetivos principais:
1.1.  Conhecer os clientes e suas preferências.
2.1.  Monitorar o nível de satisfação dos funcionários.
 

2. Objetivos secundários:
2.1. Os clientes:

Sexo; Idade; Estado civil; Renda; Profissão.

a) Hábitos de consumo:

Produtos consumidos; Freqüência de compra; Interesse por lançamentos e/ou promoções; Volume de compra.

b) Motivações para a compra:

Produtos; Preços; Estrutura; Localização; Atendimento; Formas de divulgação que mais agrada.

c) Analisar seus produtos e serviços:

Produtos comercializados; Serviços disponíveis.

e) Analisar a equipe de vendas:

Qualidade dos serviços; Atendimento; Eficiência.

f) Verificação da estrutura:

Localização; Fachada; Horário de funcionamento.

 2.2. Os funcionários

a) Identificar o nível de satisfação dos funcionários em relação à empresa

b) Verificar a visão que os funcionários têm da empresa.



3. Elaboração dos instrumentos de pesquisa

*Método de pesquisa: PESQUISA QUANTITATIVA (QUESTIONÁRIO).






Chamma da Amazônia
(Acadêmico)

Produto: Perfume Sétima Essência
Definição: Campanha de lançamento.

Objetivos:
1. Aumentar a taxa de venda dos produtos da empresa Chamma da Amazônia cosméticos em 20% através da campanha "Sétima Essência",  intensificando o valor da marca da empresa dentro do mercado paraense;
2. Incentivar a produção ecologicamente correta, sevindo como exemplo para possíveis manifestações posteriores de outras empresas do mesmo ramo, além de obter um maior Share of Heard;
3. Atrair a atenção do público conterrâneo para produtos regionais, demonstrando através da qualidade da campanha e da qualidade do próprio perfume Sétima Essência.

Resumo:
      A campanha foi voltada para o público da cidade de Belém, no estado do Pará, local onde são encontradas três das diversas lojas da franquia Chamma da Amazônia espalhadas pelo Brasil e pelo exterior.
      Foram utilizadas para a campanha as seguintes mídias com as respectivas estratégias: um anúncio de página inteira na revista Bacana, pela credibilidade da mídia revista em sí e falar diretamente com o público-alvo;o folder, com a finalidade de informar ao consumidor sobre o potencial do produto em questão; cartazes e móbiles para o PDV, para destacar o produto e despertar a curiosidade do consumidor; o Front-light, para fornecer a campanha um toque de sofisticação e dar mair visibilidade a empresa e/ou produto; e a televisão, por ser um meio que gera intensa visibilidade, e por consequencia, maior atração do público. Essas mídias foram escolhidas por se mostrarm eficazes na atração do público-alvo pretendido. As mídias principais, o Front-light e a televisão, vêm com intuito de promover o conhecimento do produto, enquanto que as demais mídias trabalham como suporte.
      A campanha teve o prazo estimado para 1 mês, e seu lançamento foi previsto para a data de 5 de Setembro de 2008, por se tratar da comemoração ao Dia da Amazônia.
      A verba estimada para a elaboração da campanha foi de R$ 200.000,00, contudo, foram utilizados para veiculação e produção R$ 101.783,65, contando todos os elementos que a caracterizam e tendo em vista os valores reais encontrados na época.
      O planejamento também contém uma explanação sobre as características do produto, uma análise de mercado, uma análise da concorrencia no estado do Pará, os níveis de veiculação e as estratégias.